Unobtainium: as diferenças do minério de Avatar para a vida real

Unobtainium: as diferenças do minério de Avatar para a vida real

Avatar está de volta às telas após 13 anos com a nova produção cinematográfica “Avatar: O Caminho da Água”, que dá sequência a história do primeiro filme. No primeiro longa de 2009, o elemento principal do enredo é o minério “Unobtainium” que os humanos necessitam por ser um supercondutor que reduz enormemente os custos e desperdícios de energia. Em uma Terra que está carente de recursos naturais, a descoberta desse material é importantíssima para a sobrevivência da raça humana.

Com sua descoberta, as probabilidades do desenvolvimento de novas tecnologias na área de supercondutores aumentaram, pois o minério tem um campo magnético extremamente forte, seus átomos são dispostos em um padrão ordenado, mas nunca repetitivo, além de superar a eficiência e estabilidade dos supercondutores existentes em mil vezes.

Você já imaginou como seria se esse minério realmente existisse? Quais seriam suas aplicações na vida real? Então acompanhe nosso texto pois traremos tudo sobre o Unobtainium e materiais semelhantes que você pode encontrar aqui na Terra.

 

Da ficção para a vida real 

Você pode pensar que o Unobtainium saiu da mente criativa de James Cameron (Diretor de Avatar), mas isso não é completamente verdade. De fato, não é catalogado o minério Unobtainium. Entretanto, longe das telas, essa palavra é utilizada por diversos cientistas e engenheiros para denominar um material ideal para determinada aplicação, mas impossível de se obter. Ao longo dos anos o termo foi expandido para descrever elementos reais da Terra que são muito raros ou caros, principalmente elementos usados em eletrônica.

No filme “Avatar”, “unobtainium” é um elemento raro e precioso que desencadeia uma guerra interespécies. Fonte: 20th Century Fox

Porém, mesmo não sendo um minério real, o composto que o representa no filme infere-se que é a galena. A galena foi um mineral muito utilizado no Egito antigo para fins cosméticos. Já na era moderna, seus cristais foram utilizados para a produção dos primeiros rádios.

 

Unobtainium Avatar

Cena do Unobtainium no filme. Fonte: 20th Century Fox

Galena

Fonte: Wikimedia.org

Atualmente a galena representa a maior fonte de extração de Chumbo (Pb), um dos metais mais utilizados pela indústria no mundo.

 

Sobre o chumbo (Pb)

O chumbo é o elemento químico identificado pelo símbolo Pb, possui número atômico 82 e massa atômica 207,2. Suas principais características são:

  • Baixa condutividade elétrica;
  • Alta densidade e durabilidade;
  • Facilidade de se fundir com outros elementos químicos;
  • Altamente tóxico;
Chumbo (Pb) – O minério pode causar contaminação caso aja contato prolongado. Fonte: theguardian.com

Em temperatura ambiente o chumbo pode ser encontrado em sua forma sólida, com coloração branco-azulada, mas em contato com o ar sua cor se torna acinzentada.

 

Aplicações do chumbo

O Chumbo (Pb), é um metal utilizado desde a antiguidade. Existem vestígios pré-históricos de fornos rudimentares, no qual o chumbo era extraído através da galena.

Listamos abaixo algumas das suas aplicações:

  • Construção de baterias para motores;
  • Acumuladores de energia elétrica;
  • Produção de vidros e cerâmica; 
  • Produção de soldas;
  • Placas e tubulações;
  • Ligas metálicas;
  • Munições; 

 

O que poderia ser criado com Unobtainium?

Não existem materiais com as mesmas características do Unobtainium de Avatar, mas existem materiais supercondutores que possuem propriedades parecidas. 

Os supercondutores são materiais que atingem um estado da matéria que não possui resistência elétrica (supercondutividade), e não permite a penetração de campos magnéticos, ou seja, uma corrente elétrica em um supercondutor pode persistir indefinidamente, entretanto esse estado só pode ser alcançado em baixas temperaturas. 

Atualmente há cerca de 6000 materiais supercondutores já descobertos, sendo alguns compostos e alguns polímeros. O mercúrio, chumbo, carbono e o nióbio-titânio são exemplos de materiais supercondutores.

Embora, atualmente os supercondutores não possuam supercondutividade em temperatura ambiente, já foram desenvolvidas muitas aplicações para testar seu potencial e as vantagens do seu uso.

Listamos abaixo algumas das aplicações mais importantes que foram implementadas até agora:

Produção de energia elétrica: Em hidrelétricas, termelétricas, usinas nucleares, há necessidade de converter energia mecânica em elétrica, por isso, utiliza-se um gerador, cujas espiras são feitas de ligas metálicas supercondutoras quando devidamente resfriadas.

Ressonância magnética: As máquinas usam eletroímãs poderosos, que derreteriam metais normais devido ao calor. No entanto, como os supercondutores não têm resistência elétrica, nenhum calor é gerado e os eletroímãs podem gerar os campos magnéticos necessários.

Transporte: O chamado Trem Maglev, situado em Shanghai/China, é o único trem de levitação magnética do mundo. Utilizando as propriedades dos supercondutores, ele pode chegar até 500 km/h.

Caso o Unobtainium realmente existisse e tivesse as mesmas propriedades do filme, todas as aplicações listadas acima seriam facilmente expandidas, como por exemplo, o Trem Maglev poderia facilmente e silenciosamente atingir velocidades de mais de 2.000 km/h e transportar um passageiro de São Paulo a Salvador em menos de uma hora, consumindo menos de 4 litros de diesel.

“Avatar: O Caminho da Água”. Fonte: 20th Century Fox

Em “Avatar: O Caminho da Água”, acompanhamos a história 14/15 anos após o primeiro filme. A Terra tornou-se um planeta inóspito, o que levou a uma nova tentativa de colonizar Pandora. O filme apresenta um novo elemento de Pandora, os Tulkuns, que são animais parecidos com as baleias que temos aqui na Terra. Eles são altamente inteligentes, capazes de se comunicar e possuem uma cultura própria. No entanto, o que os torna importantes para os humanos são seus fluidos cerebrais, pois eles retêm uma enzima que pode retardar o envelhecimento humano, e isso acarreta em em uma caça massiva a essa espécie.  Já o interesse pelo Unobtainium aparentemente diminuiu, visto que não há como salvar a terra, e com a colonização de pandora eles teriam uma reserva gigantesca desse minério e recursos suficientes para sustentá-los por um longo tempo.

Você gostaria de saber mais sobre como seriam as aplicações do Unobtainium e outros minérios da ficção caso eles realmente existissem? Nós da Saga fizemos um post sobre esse assunto e você pode acessar clicando aqui.

 

Referências

https://james-camerons-avatar.fandom.com/

https://www.nasa.gov/topics/technology/features/jwst-unobtainium.html

https://portaldamineracao.com.br/galena/

https://tropedia.fandom.com/wiki/Unobtainium

https://www.nasa.gov/topics/technology/features/jwst-unobtainium.html

https://www.universetoday.com/74542/jwst-built-with-unobtainium/

https://www.meteorologiaenred.com/pt/galena.html 

https://extensao.cecierj.edu.br/material_didatico/qui717/pdf/chumbo.pdf

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/quimica/chumbo

https://www.todamateria.com.br/chumbo/

https://james-camerons-avatar.fandom.com/wiki/Unobtanium

https://planetpailly.com/2011/05/18/fictional-elements-part-1/ 

https://www.slashfilm.com/950236/james-cameron-explains-the-origins-behind-avatars-unobtanium/