Modelagem Geológica e Planejamento de Mina

Modelagem Geológica é o processo de conversão e reconstrução da geologia e seus processos em um modelo computadorizado 3D. No modelo são incluídos dados estruturais, litológicos, geoquímicos, geofísicos, dados de canais, de trincheira, de furos de Sondagem e demais dados de amostragens do campo.

Ou seja, são integrados todos os dados disponíveis em um modelo tridimensional da geologia – na superfície e abaixo dela. O conhecimento de detalhe sobre uma reserva mineral é a chave para a avaliação da economicidade dos empreendimentos mineiros.

Já o Planejamento de Mina é o processo realizado para se determinar as metodologias e atividades mais eficientes para a lavra e extração, visando o melhor aproveitamento dos recursos minerais.

Você sabe qual é a relação entre os dois conceitos?

Neste material vamos abordar noções importantes sobre cada um dos temas e a relação entre eles, abrangendo os seguintes tópicos:

• Conceitos básicos sobre Modelos Geológicos e Planejamento de Mina
  • Relação entre o Modelo Geológico e o Planejamento de Mina
  • Principais softwares utilizados

Modelagem Geológica

O modelo geológico é uma representação computadorizada de litologias, estruturas, geoquímica, geofísica e dados de amostragem (sondagem, canais, trincheiras etc.) sobre ou abaixo da superfície do Planeta Terra (Fallara et al., 2006).

Um modelo 3D é resultado da união de:

• Mapeamento geológico;
  • Análises estruturais;
  • Dados geofísicos;
  • Análise de sondagens;
  • Análise de amostras em laboratório;
  • Análises geoquímicas;
  • Dados geofísicos;

À medida que esse trabalho é feito, se torna possível identificar onde está localizado o recurso mineral (minério), quais são os limites, sua qualidade e quantidade (teor) e a natureza do ambiente que se encontra este recurso mineral, por exemplo. Assim, são criadas seções que irão definir a abrangência do corpo em estudo.

O produto gerado ilustra a evolução do conhecimento geológico de um depósito, no qual é possível quantificar e qualificar o recurso mineral. Essa é uma etapa preliminar e essencial para o Planejamento de Mina.

A modelagem pode ser classificada em dois tipos principais: a modelagem explícita e implícita.

Modelagem geológica explícita

Nesse tipo de modelagem os contornos do corpo de minério são digitalizados manualmente, como interpretações geológicas transversais individuais, através de toda a extensão do corpo de minério e posteriormente unidas para criar modelos finais. O modelo geológico é, portanto, uma função direta de elementos de superfície construídos manualmente.

Modelagem geológica implícita

É um processo onde o modelo é renderizado avaliando um conjunto de dados de entrada por meio de uma função matemática. Esse processo elimina o trabalho pesado usando ferramentas matemáticas para visualizar diferentes aspectos dos dados em 3D. Variáveis ​​discretas, como litologias, podem ser usadas para construir superfícies, bem como variáveis ​​contínuas, como teores de minério.

Em vez de apresentar um modelo construído a partir de construções geométricas rígidas, as visualizações ecoam as formas naturais encontradas na realidade.

Planejamento de Mina

O Planejamento de mina é iniciado após a obtenção de informações prévias sobre a jazida a ser explotada. Essa etapa determina, por exemplo, o método de lavra a ser utilizado ao longo de uma operação de mineração.

Para um planejamento eficiente, procura-se incorporar dados relevantes de todos os campos relacionados à mineração: geologia, geotecnia, geoquímica, hidrogeologia, operações de mineração, gestão de resíduos e rejeitos, meio ambiente, ciências sociais, fechamento de mina, entre outros.

Fazer o Planejamento de mina adequado é indispensável para o sucesso do empreendimento, uma vez que é o processo decisivo para a condução, desenvolvimento e sucesso da atividade minerária.

Dados fornecidos pelo Modelo Geológico ao Planejamento de Mina

A partir da análise dos modelos geológicos, é possível avaliar a organização espacial, volume e estimar teores das jazidas em subsuperfície. Isso ocorre porque a partir dos modelos tridimensionais, pode-se classificar e interpretar as rochas e as suas estruturas, resultando assim em um aumento da quantidade e da precisão das informações, reduzindo riscos inerentes às atividades minerárias.

Modelos geológicos auxiliam no fornecimento dos seguintes dados para o planejamento de mina:

• Geometria do depósito mineral;
  • Espessura e volume do depósito;
  • Presença de estruturas geológicas;
  • Melhor maneira de manobrar com segurança trabalhadores, equipamentos e materiais;

A modelagem geológica pode ser realizada continuamente, enquanto a mina estiver em atividade, auxiliando no planejamento de lavra a curto e longo prazo, possibilitando indicar outros locais em que existe minério.

Modelo geológico elaborado pelo software Leapfrog GEO (arquivo interno SAGA).

Softwares de Modelagem Geológica e/ou Planejamento de Mina

Atualmente, com o contínuo desenvolvimento tecnológico, há uma série de softwares diferentes no mercado que visam a produção de um planejamento de lavra com base em modelos geológicos tridimensionais.

Softwares de modelagem geológica:

• Datamine
  • Leapfrog
  • CADSMine
  • SURPAC
  • VULCAN
  • MINEX

Softwares de Planejamento de Mina:

• Mine2-4D
  • MINEX
  • XPAC
  • Minesight
  • VULCAN

Há uma clara mudança na indústria de mineração no que diz respeito às necessidades do modelo geológico: é um dos primeiros passos no processo de avaliação de recursos e sua função principal é definir as propriedades e características físicas do corpo de minério.

Dessa forma, o modelo geológico tem um impacto dominante em todo o processo de planejamento de mina.

Gostaria de obter maiores informações sobre modelagem geológica e planejamento de mina?

Nosso time é composto por geólogos, engenheiros de minas e técnicos que atuam de maneira pragmática buscando sempre as melhores e mais inovadoras soluções para nossos clientes.

A construção de modelos geológicos exige tempo e planejamento específico, com equipes especializadas no assunto, por isso se precisar de uma equipe para te auxiliar em trabalhos como esse, conte com a Saga!

Referências